XII Fepex Celebra a Inovação e o Conhecimento

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Nos dias 21 e 28 de setembro de 2024, o Instituto Federal Catarinense – Campus São Francisco do Sul realizou a XII edição da Feira de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepex), um dos maiores eventos acadêmicos da instituição. Neste ano, 62 trabalhos foram aprovados, abrangendo projetos de pesquisa, ensino e extensão, apresentados por alunos dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação.

A Fepex tem se consolidado como um espaço de integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade, promovendo a troca de conhecimento e incentivando a inovação. Nesta edição, os trabalhos abordaram temas diversos, refletindo a pluralidade dos cursos oferecidos e o impacto dos projetos no desenvolvimento acadêmico e social. A interação entre estudantes, professores e profissionais de diferentes áreas, estimulam colaborações futuras e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula em desafios reais.

No dia 21 de setembro, após a cerimônia de abertura, ocorreram a palestra “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS na Prática”, com Ghianny Lopes Pereira e Ghiullyan Lopes Pereira, e as apresentações dos trabalhos de nível médio de Pesquisa, Ensino e Extensão.

No dia 28 de setembro ocorreram a palestra “Pólio e pós-Pólio, uma vida inteira de batalhas” com Silvio Marcos José Gonçalves Coutinho, as apresentações dos trabalhos de nível superior e pós-graduação de Pesquisa, Ensino e Extensão, uma Mesa Redonda com Egressos do IFC, apresentação do Projeto de Extensão do Campus São Francisco do Sul IFCapoeirando e a cerimônia de premiação, na qual os trabalhos de maior destaque foram reconhecidos, reforçando o compromisso do IFC com a excelência acadêmica e a formação de profissionais qualificados.

Confira aqui a lista dos trabalhos destaques da XII-Fepex.

Para a coordenadora do evento e também coordenadora de pesquisa, pós-graduação e inovação do campus São Francisco do Sul, a professora Patrícia Devantier Neuenfeldt, a Fepex é “uma excelente de oportunidade de prestigiarmos os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no nosso campus pelos nossos colegas e alunos. A cada ano me surpreendo mais com a qualidade da nossa produção acadêmica. A Fepex também é uma oportunidade valorosa de trocas e pudemos oportunizar isso com as palestras e mesa redonda. Parabéns a todos autores e muito obrigada a todos que contribuíram com o nosso evento. Que venha a XIII Fepex!”

Com o encerramento de mais uma edição da Fepex, o IFC campus São Francisco do Sul reforça seu papel como um centro de referência em pesquisa, ensino e extensão, preparando seus estudantes para os desafios do mercado de trabalho e para contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

Confira aqui todas as fotos do evento compartilhadas com a CECOM do campus.