O Museu Comunitário Engenho do Sertão no município de Bombinhas, na sexta feira dia 02 de junho de 2023 foi palco da visita técnica dos alunos do 2° ano do Curso Técnico Integrado em Guia de Turismo do Instituto Federal Catarinense do Campus de São Francisco do Sul. A atividade foi concebida na disciplina de Projeto Integrador II sob o comando do professor Dr. Felipe Borborema Cunha Lima e teve como objetivo inserir os alunos em um contexto teórico prático através de vivências para além da sala de aula.
Este museu além de ser referência histórica da região, é um espaço de vivências formais e informais, que nasceu de uma proposta inicialmente individual e tornou-se ao longo dos anos uma ação coletiva com participação da comunidade envolvendo ações e projetos que visam o desenvolvimento sociocultural da região. O museu proporciona atividades voltadas a um modelo de turismo que incorpora novas possibilidades, num viés não massivo, ao passo que fomenta segmentos não tradicionais a exemplo do turismo cultural, comunitário e criativo.
Durante a visita dois momentos se destacaram: a professora Dra. Yolanda Flores e Silva (Univali) apresentou o museu como um espaço de ensino, extensão e pesquisa com foco no turismo, na culinária popular, saúde e pertencimento cultural, e em um segundo momento a Sra. Rosane Luchenberg exibiu um curta metragem sobre o processo de construção do museu e apresentou seus desdobramentos no presente, uma vez que hoje abriga também a Escola da Terra, dedicada a arte tradicional trabalhada por jovens e adultos numa retomada dos patrimônios feitos de madeira, barro, tecido entre outros; a Casa da Memória; o Instituto Boi de Mamão e as Casas de Hóspedes, um equipamento de hospedagem voltado para aliar turismo, lazer e o aprendizado da cultura local.
Embora em etapas diferentes do ciclo de vida turístico, nos aproximar das experiências de Bombinhas possibilitou ampliar o olhar dos alunos e futuros profissionais do campo do turismo de São Francisco do Sul, uma vez que os dois destinos se consolidaram através do segmento turístico de sol e praia, contudo as dinâmicas apresentadas em Bombinhas sinalizam novos horizontes para o turismo através da valorização e reativação dos aspectos culturais como sugere o slogan do museu; “somos aquilo que não esquecemos”.