Menu principal
 

Semana do meio ambiente – informativo 3

sábado, 6 de junho de 2020

Dia 05 de junho é celebrado o dia Mundial do Meio Ambiente!

A data foi instituída em 1972, na Conferência de Estocolmo da ONU e visava a uma maior conscientização da proteção ao meio ambiente.

Nosso Campus desenvolve diversos projetos muito legais, que fazem conhecermos um pouco mais o meio ambiente de São Francisco do Sul.

 

*Um deles é coordenado pelo Professor de Biologia Sandro Augusto Rhoden e se chama “Trilhando São Francisco do Sul esporte e qualidade de vida”.  Esse projeto  nasceu da necessidade de estimular a comunidade francisquense, o turista, os alunos do Instituto Federal Catarinense a frequentarem as trilhas como forma de Educação Ambiental e melhora na qualidade de vida.

A maioria das trilhas não são conhecidas pela comunidade em geral. O presente projeto também busca divulgar nas escolas a importância de conhecer as trilhas para manter o livre contato com a natureza, preservando e melhorando a qualidade de vida. O presente projeto também visa atender o turista falante do espanhol e do inglês com divulgação de folders nestas línguas.  

 

*Outro projeto é coordenado pela Professora Adriana da Igreja e se chama “Caminhada Internacional da Natureza, São Francisco do Sul, SC: Turismo e Conservação” e tem como objetivo promover a valorização do patrimônio turístico local e a divulgação do destino, por meio da realização de circuitos de Caminhada Internacional na Natureza, conforme os padrões internacionais estabelecidos pela Federação de Esportes Populares – IVV

O projeto visa organizar um circuito de caminhada em parceria com a Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e proporcionar aos estudantes do IFC articular as práticas e conhecimentos acadêmicos do Curso Técnico em Guia de Turismo às demandas da comunidade. Além de proporcionar o conhecimento da rica arquitetura da cidade e das maravilhas naturais que aqui temos.

Todos que aqui estudam ou trabalham sabem que o IFC procura estudar, proteger, ensinar sobre o meio ambiente.

 

*Um terceiro projeto, coordenado pelo Professor Lucas Centenaro, é o “Monitoramento em Real Time da Qualidade da Água na Baía da Babitonga” e tem como objetivo expor para a comunidade, o IQA – Índice da Qualidade da Água em diversos pontos da Baía e dos Balneários. Para equacionar e obter o IQA, segundo a Agência Nacional de Águas, foi implementado um conjunto de sensores que farão a medição da temperatura, PH, turbidez, condutividade etc. da água. Todos os dados serão disponibilizados em um website e também a versão mobile, para que, imaginando banhar-se nas águas do município, o morador ou turista, poderá ver a condição de poluição da água em tempo real.

Os dados do sensoriamento remoto, serão coletados eletronicamente em campo através de boias em diversos pontos na baia e enviados por sinal de celular à uma base no Campus da Instituição, onde serão tratados e modelados por um Algoritmo Genético – Inteligência Artificial, para então obter o IQA.

O esboço já está em andamento, e possui uma plataforma/site desenvolvido e em fase de aprimoramento. Dentre os testes feitos, foi realizado a transmissão de dados de temperatura e turbidez, disponíveis em gráficos no site http://prosensor.sfs.ifc.edu.br/ (dados amostrais, não reais).

Infelizmente devido ao COVID-19 o progresso do projeto está lento, no entanto, a previsão é que a primeira boia seja implementada até o final de outubro, no centro histórico do município.

O projeto tem vínculo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) ao qual recebe atualmente fomento externo e, a partir de 2021, será criado um programa de implementação e manutenção em massa dentro de toda a orla da Baía e Balneários.
O projeto terá um crossover com uma pequena estação de coleta de dados meteorológicos, ainda, será integrado ao Programa de Monitoramento Ambiental e Plataforma Digital, lançado pela SMMA, nesta semana.

São ações como essa que o mundo, o meio ambiente precisa! Parabéns aos envolvidos!

Texto: Professora Ana Paula Camargo