Menu principal
 

Segurança no IFC Campus São Francisco do Sul

quarta-feira, 19 de abril de 2023

No IFC a segurança da Comunidade Acadêmica é fator de constante preocupação, no Campus São Francisco do Sul, em específico, mantemos recepcionistas que são responsáveis pelo registro e controle de acesso de pessoas estranhas ao Campus, mantendo os portões fechados. Possuímos também, sistema de monitoramento eletrônico com câmeras e alarme.

Além disso, monitoramos as redes sociais e nos casos em que o IFC é alvo de postagens que possam estimular a violência contra a instituição e resultar em ataques à comunidade acadêmica, nós efetuamos o registro e encaminhamos para as autoridades policiais.

Neste ano, serão efetuadas novas licitações de serviços terceirizados, com a previsão de contratação de porteiros e ampliação da vigilância eletrônica, de maneira a permitir um maior controle sobre o espaço do Campus.

Dados o último acontecimento em Blumenau e buscando orientações e informações acerca de eventuais riscos, foram encaminhados ofícios solicitando às forças policiais um aumento nas rondas ostensivas no entorno do Campus, bem como que sejamos informados acerca de qualquer suspeita que possa colocar em risco a segurança da comunidade acadêmica;

Além dessas medidas, o IFC já proporcionou aos servidores e servidoras, treinamento em 1º socorros e constituiu uma Brigada de Incêndio, que também são elementos importantes para a segurança da comunidade acadêmica e que podem auxiliar em situações extremas.

Lembramos que o IFC sempre seguirá sua missão “proporcionar educação profissional, atuando em Ensino, Pesquisa e Extensão, comprometida com a formação cidadã, a inclusão social, a inovação e o desenvolvimento regional”.

Ambiente seguro também vem com comportamento seguro nos meios digitais, que, mediante o volume de informação que recebemos no dia a dia, se traduz em:

  • Evite propagação de informação falsa, “fake news”;
  • Evite clicar em links de sites com títulos de notícias “caça- cliques” para não alavancar o algoritmo que trará cada vez mais notícias alarmantes como sugestão de leituras, tenha uma fonte de notícia confiável, como um portal de notícia de imprensa;
  • Evite propagação de denúncias ou acusações infundadas;
  • Evite discursos de ódio, de qualquer espécie, em especial aqueles que façam referência à instituição, o IFC disponibiliza canais seguros para a comunidade se manifestar, através de sua Ouvidoria: https://ouvidoria.ifc.edu.br/ .

Por fim, orientamos que a comunidade também nos auxilie, repassando informações que possam sugerir riscos para a segurança da comunidade acadêmica, seja diretamente para nós, através de nossos canais de contato, ou utilizando o criado pelo Ministério da Justiça para tal: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura .

Esse canal foi criado através de parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a SaferNet Brasil, que criaram um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas.  Essa é uma das ações da Operação Escola Segura, qualquer informação é bem-vinda.  Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.