O IFC Campus São Francisco do Sul, em parceria com a Secretaria do Turismo de São Francisco do Sul sinalizam as trilhas do Morro da Esperança e da Cruz.
O projeto “Trilhando São Francisco do Sul: Meio ambiente, esporte e qualidade de vida”, segunda edição, coordenado pelo Prof. Sandro Augusto Rhoden, surgiu de uma demanda da comunidade, a da baixa visibilidade e da pequena exploração turística das trilhas ecológicas no Município. O projeto visa a identificação e o mapeamento das principais trilhas ecológicas, assim como questões relacionadas à educação ambiental. Os alunos bolsistas do projeto, Maykon Rodrigo de Oliveira e Vitória Rohling Canuto, apresentaram o projeto na FEPEX, MICTI e no SEURS, sendo destaque na FEPEX (2019 e 2020) e MICTI 2019. Esse ano, com a pandemia, a divulgação do projeto passou a ser explorada nas redes sociais (Instagram: @Trilhando_SFS e https://trilhandosaofranciscodosul.blogspot.com/). A divulgação continuará na temporada com a distribuição de folders e a comunicação com os restaurantes, bares e hotéis.
O projeto encerrou com chave de ouro as suas atividades de 2020. Em parceria com a Secretaria de Turismo de São Francisco do Sul, nos dias 3 e 4 de dezembro, foram sinalizadas as Trilhas do Morro da Cruz e Esperança. Ao todo, foram 13 placas, dispostas no início das trilhas e outras indicativas no trajeto. O material confeccionado para o projeto foi financiado pelo IFC, Edital de Arranjo Produtivo Locais (APL`S) de 2019. A equipe do projeto, professores e alunos, gostariam de estimular a comunidade acadêmica do Campus, assim como a comunidade francisquense, na realização das trilhas. Esses caminhos percorridos permitem o contato com a Mata Atlântica e servem de atividade física e, como consequência, melhoram a qualidade de vida.