Por conta do trabalho de pesquisa referente a Ilhas de Calor e urbanização, o professor Eduardo Werneck, a aluna do curso Médio Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do IFC campus São Francisco do Sul, Andressa Barboza Figueira e a egressa do mestrado profissional em Tecnologia e Ambiente do IFC campus Araquari, Helena Roldão, foram convidados a um encontro com a equipe do Instituto Vozes do Oceano para apresentar a pesquisa a equipe, além de registrar a participação no painel de recados da expedição.
O encontro ocorreu no barco da expedição, o Vitória Régia, junto ao capitão Vilfredo Schurmann, e a sua equipe, no domingo 22 de setembro na marina do Hotel Villa Real, no bairro Paulas, de São Francisco do Sul.
Durante o encontro foi detalhado o projeto “A importância de um instrumento local no combate às ilhas de calor: diretrizes para reorientar o uso do solo” que trata de Ilhas de Calor relacionados a urbanização na região de São Francisco do Sul foi desenvolvido nos anos de 2022 a 2023 e publicado em 2024, na revista Ciudades-Revista Del Instituto Universitario De Urbanistica, da Universidade de Valladolid (Espanha). O projeto também foi apreciado e aprovado como termo de referência pelo Comitê Municipal do Meio Ambiente, no dia 25 de setembro de 2024.
Para o professor Eduardo Werneck esta troca foi muito importante, pois é uma oportunidade de mostrar que o conhecimento cientifico pode ajudar a sociedade e o poder público com propostas e soluções para a questão climática.
O projeto do Instituto vozes do Oceano, que é um movimento mundial de combate à poluição plástica, segue viagem e tanto o projeto quanto a viagem podem ser acompanhados pela página do Instituto https://voiceoftheoceans.com/ ou sua página no Instagram https://www.instagram.com/voiceoftheoceansorg.