Menu principal
 

O bloqueio de orçamento e seus impactos

terça-feira, 7 de maio de 2019

Nesta segunda-feira, dia 06 de maio, a gestão do IFC-Campus São Francisco do Sul convocou uma reunião geral, com toda comunidade acadêmica, para falar a respeito dos cortes de verba impostos pelo Ministério da Educação e seus impactos nas contas do campus.

Em um primeiro momento, falou-se sobre as porcentagens bloqueadas e onde elas impactariam. Confira no quadro abaixo mais detalhes:

 

Vale ressaltar que a conta que sofreu o maior bloqueio refere-se a custeio/funcionamento. Conforme o diretor-geral, Amir Tauille, “essa conta representa todo o gasto necessário para fazer o campus funcionar, tais como: água, energia elétrica, limpeza e conservação, vigilância, restaurante, entre outras”. Para exemplificar, as três maiores despesas referem-se aos contratos de limpeza, manutenção e recepção, restaurante e energia elétrica. No quadro a seguir, são apresentados os valores aproximados, previstos para o ano de 2019:

Na próxima tabela, é possível observar, de forma bem resumida, os principais valores pagos, a pagar e o que estará descoberto em função deste bloqueio:

Outro aspecto observado pelo diretor, é a particularidade dos Institutos Federais que oferecem, além dos cursos superiores, o ensino médio integrado e o Proeja, que fazem parte do ensino básico, de importância fundamental para o desenvolvimento pessoal e cidadão de nossos jovens.