Entre estas instituições portuguesas, está o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Por isso, a vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale e o gestor de projetos internacionais no gabinete de mobilidade e cooperação do Instituto, Hugo Delgado visitaram a reitoria do IFC, em 29 de setembro, para tratar dos assuntos referente ao acordo de cooperação internacional que o IFC possui com o IPVC. Eles foram recebidos pelas equipes do gabinete e das pró-reitorias de Extensão, de Ensino e de Pesquisa e Inovação.
“A internacionalização do IFC é uma das prioridades da atual gestão e reconhecer esta importância é uma forma de unir diferentes culturas e assegurar a inserção da nossa instituição em solo português. Esperamos que esta cooperação possa ampliar as oportunidades de intercâmbio em Portugal, com outras ações de mobilidade, publicações de trabalhos/artigos e na recepção de estudantes portugueses em ações futuras”, apresenta Rafael Andrade, diretor de Extensão, na Pró-reitoria de Extensão no IFC.
Em 2024, a estudante Laura Ransan, do 4º período do curso de Logística, no IFC Campus São Francisco do Sul, embarcará para sua primeira viagem à Portugal, onde permanecerá cinco meses para estudar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Ela revela que está muito ansiosa para viver fora do nosso Brasil. “Será emocionante, enriquecedor e desafiador. Acredito que a troca com as pessoas será o mais valioso, bem como aprender mais sobre a cultura do país, o modo de viver e o contato com estudantes do mundo todo. É certamente uma oportunidade única e o edital foi um convite/porta de entrada para essa experiência internacional”, destaca a estudante catarinense.
Ransan foi classificada no Edital 80/2023 de seleção interna de estudante do IFC para mobilidade estudantil internacional em Portugal. Neste mesmo edital, foram oferecidas mais duas vagas. O estudante João Vitor Schürmann Dal Prá, IFC Campus Luzerna, irá para o Instituto Politécnico de Bragança, e Rayssa Tifany de Moura Castilhos, do IFC Campus Blumenau, para o Instituto Politécnico de Castelo Branco. Os três permanecerão em Portugal no primeiro semestre de 2024, conforme calendário acadêmico da instituição escolhida.
“Para fortalecer os acordos de cooperação, a Assessoria Internacional, que faz parte da Pró-reitoria de Extensão, criou estes editais de incentivo à mobilidade para os estudantes de graduação. Também, mais recentemente, da pós-graduação, onde os estudantes possam viver um período de imersão no IPVC e demais Institutos Politécnicos, conviverem com a cultura e a vida acadêmica internacional”, destaca Fernando Taques, pró-reitor de Extensão no IFC.
Atualmente, dois estudantes do IFC Campus Brusque estão em mobilidade internacional no Instituto Politécnico de Bragança. Eles foram classificados pelo Edital 40/2023 e permanecerão em Portugal até fevereiro de 2024.
Novas oportunidades
Estudantes das turmas dos programas de pós-graduação em Educação (PPGE); pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e pós-graduação em Ensino de Geografia (ProfGE) podem se inscrever para concorrer às vagas oferecidas pelo Edital 122/2023. Serão selecionados dois mestrandos para estudar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). As inscrições serão recebidas até 17 de outubro, por meio de formulário eletrônico.
Texto: Cecom/Reitoria/Rosaine Magalhães
Fotos: Cecom/Reitoria/Cristiane Riffel e arquivo pessoal de Laura