Inscrições de transferência para cursos de Graduação e Técnicos Subsequentes começam em 07/10

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

O Instituto Federal Catarinense (IFC) deu início, nesta quarta-feira (2), aos processos de ingresso por meio de reintegração, transferência interna, externa e ingresso de diplomados em seus cursos de Graduação e Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio. O ingresso dos aprovados será no primeiro semestre letivo de 2025.

Os editais de cada uma das modalidades estão disponíveis abaixo:

Edital 59/2024 – Transferência, Reintegração e Ingresso de Diplomados para os Cursos de Graduação 2025-1

Edital 61/2024 – Transferência, Reintegração e Ingresso de Diplomados para os Cursos Subsequentes 2025-1

Tanto para a Graduação quanto para o Subsequente, as inscrições serão realizadas de 7 a 18 de outubro, exclusivamente pela internet. Os formulários eletrônicos de inscrição podem ser acessados abaixo.

Formulário de Inscrição – Graduação

Formulário de Inscrição – Subsequente

É importante ressaltar que, embora os links já existam, os formulários acima só estarão ativos a partir da data estipulada para as inscrições.

As inscrições e os cursos em si são totalmente gratuitos.

Modalidades de ingresso

O processo de reintegração, transferência interna, externa e ingresso de diplomados para os cursos de Graduação  oferece 2352 vagas, em diversos cursos, distribuídas por todos os 15 campi da instituição. A relação completa das vagas está disponível no Edital.

Já para os cursos subsequentes, são 288 vagas, para cursos nos campi de Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Fraiburgo, Luzerna, Rio do Sul, São Francisco do Sul e Videira. A relação de vagas e cursos está no Edital.

Confira abaixo mais detalhes sobre cada modalidade de ingresso:

Transferência Interna e Externa

Existem dois tipos de ingresso por transferência:

Transferência Interna: destinada ao ingresso de estudantes provenientes de cursos de graduação do IFC que desejam mudar de curso ou campus. Só é permitida para quem esteja regularmente matriculado(a) ou com matrícula trancada em algum curso do IFC.

Transferência Externa: destinada ao ingresso no IFC de estudantes provenientes de cursos de graduação de outras instituições de ensino. É permitida a quem que esteja regularmente matriculado(a) ou com matrícula trancada na instituição de origem, em curso superior autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), conforme legislação vigente.

Em ambos os casos, existem pré-requisitos para se concorrer às vagas:

a) Ter cursado e/ou estar cursando todas as disciplinas do primeiro semestre do curso de origem;

b) Não se encontrar no último semestre letivo do curso da instituição de origem;

c) No ato da matrícula, o candidato deve comprovar a frequência em todas as disciplinas do primeiro semestre do curso de origem e comprovar que não reprovou por frequência nas disciplinas do primeiro semestre.

Ingresso de diplomado(a)

Pode participar dessa modalidade quem tiver um diploma de conclusão de curso de graduação, com aprovação, em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Nesse caso, o ingresso deve ser solicitado para um curso diferente daquele no qual se é diplomado(a). As solicitações desta modalidade serão atendidas somente após todas as solicitações de transferência terem sido contempladas, mediante a existência de vagas.

Reintegração

Podem se inscrever nessa modalidade estudantes com matrícula cancelada em algum curso regular de Graduação do IFC nos últimos 5 anos.  A reintegração do estudante em curso extinto ou suspenso somente será possível através de programa de reintegração específico do curso. Vale ressaltar que as solicitações de reintegração terão prioridade em relação às solicitações de transferência e ingresso de diplomados quando estas, mesmo que solicitadas anteriormente, não estiverem com seu resultado devidamente publicado.

Informações importantes sobre as seleções — como cronograma de atividades, procedimentos de classificação, documentação necessária para inscrição e processo de recurso, entre outras — estão disponíveis detalhadamente nos Editais; portanto, a leitura atenta dos documentos é essencial aos aplicantes. A Coordenação de Ingresso de Estudantes do IFC preparou também uma página com respostas às dúvidas mais frequentes sobre o processo seletivo e a documentação necessária; o material pode ser acessado abaixo:

Perguntas Frequentes sobre Reintegração, Transferência Interna, Externa e Ingresso de Diplomados

A publicação da classificação final dos processos seletivos e a publicação dos editais de matrícula estão marcadas para o dia 25/11.

Para informações extras e solução de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Ingresso pelo e-mail ingresso@ifc.edu.br.

SERVIÇO –  Reintegração, transferência interna, externa e admissão de diplomados para os cursos de Graduação e Técnicos Subsequentes do IFC

Inscrições: de 7 a 18 de outubro de 2024

Editais: Subsequente / Graduação

Formulários de Inscrição: Subsequente / Graduação