Menu principal
 

IFC inicia I Ciclo de Lives nesta terça (5)

terça-feira, 5 de maio de 2020

O Instituto Federal Catarinense organiza, a partir desta terça-feira (5) o I Ciclo de Lives – como são conhecidas as transmissões em vídeo ao vivo. O intuito é promover a interação entre a comunidade acadêmica e manter a conexão da Instituição com estudantes durante a suspensão das atividades escolares devido à pandemia do coronavírus.

As apresentações serão realizadas por meio de webconferência e transmitidas pelo canal oficial do IFC no Youtube. A primeira será às 19h desta terça (5) e terá como tema “Coronavírus: evolução, mecanismo de ação, diagnóstico, drogas e vacinas, análise geográfica, epidemiologia e prevenção”. A realização é dos professores Isabel Müller, Giselle Mendes e Leandro Marcuzzo, dos cursos de Agronomia e Agroecologia do Campus Rio do Sul – acompanhados pela professora Jóice Konrad, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O estudante Rafael Maus, do curso de Agronomia, participa da live como mediador.

“O objetivo é informar a comunidade sobre a pandemia, dentro da área de especialidade de cada professor”, explica a professora Isabel. “Vamos abordar desde a Biologia do vírus até os mecanismos de prevenção e tratamento, apresentando evidências científicas e fontes de informação confiáveis – de modo que a comunidade seja capaz de diferenciar as fontes seguras de informação das fake news.

A live será em formato de aula aberta, estruturada entre os quatro participantes. Ao final, será concedido espaço para as perguntas dos espectadores. A apresentação foi idealizada a  partir de convite do Centro Acadêmico do curso de Agronomia.

 

Iniciativa coletiva – De acordo com a pró-reitora de Ensino do IFC, professora Josefa Surek, a ideia da realização do Ciclo de Lives surgiu durante uma reunião entre as Direções de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) dos campi. “Discutíamos sobre a importância de que nossos docentes, coordenadores de curso e equipes multiprofissionais mantivessem contato com os estudantes para além das Atividades Remotas de Ensino (AERs). Nessa discussão, Mario Roloff, da Depe do Campus Rio do Sul, sugeriu a organização de um cronograma de lives, o que foi acolhido prontamente pelos demais participantes.”

Todos os servidores do IFC foram convidados a participar do I Ciclo de Lives, apresentando trabalhos com diversos temas – como Arte, Literatura, Cinema, Comunicação, Ciências e Tecnologia e Produção, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Direitos Humanos e Justiça. As inscrições terminam nesta segunda-feira (4); para propor uma apresentação, o servidor deve acessar este formulário.

A iniciativa conta com a participação das Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Desenvolvimento Institucional (Prodin), Pesquisa e Pós-Graduação (Propi) e Extensao (Proex)- além das Depes dos campi, da Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Fonte: Cecom/Reitoria/Thomás Müller