O Instituto Federal Catarinense conquistou o primeiro lugar em Transparência Ativa na avaliação feita pela Controladoria Geral da União (CGU), por meio de sua Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção. A análise considera 49 itens, os quais foram cumpridos integralmente pelo IFC, e que são divulgados no portal do IFC na internet, na aba “Acesso à Informação”.
“Transparência Ativa”, conforme o Blog do Sistema de Gestão Pública (SISGOV), é a divulgação de informações por iniciativa do próprio órgão público, sem que sequer tenha sido solicitada pelo administrado.
O monitoramento e orientação quanto a Transparência Ativa no IFC é feito pela autoridade de monitoramento da Lei de Acesso À Informação (LAI) e conta com o auxílio direto do “Parceiros da Ouvidoria do IFC”, nomeados por Portaria.
Salienta-se que este resultado só foi possível pelo envolvimento e comprometimento de todos os servidores do IFC, os quais são merecedores de reconhecimento e parabenização pela busca constante da transparência nos trabalhos do Instituto Federal Catarinense.
Informamos ainda houve alteração da autoridade de monitoramento da LAI no IFC, a pedido da servidora Brunei Maiochi Malfatti — que foi substituída pelo servidor Lucas Spillere Barchinski. A organização interna da Ouvidoria do IFC está disponível neste link.
Texto: Cecom Reitoria
Publicação: Cecom SFS