Menu principal
 

Gincana Cultural de História: ensino, lazer e protagonismo juvenil

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Na tarde da última sexta-feira, 4 de maio, ocorreu no Ginásio do Campus a atividade pedagógica de socialização dos trabalhos do componente curricular História, ministrado pela professora Adeilma Vidal Bastos.

Participaram da gincana os 1ºs anos dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e Guia de Turismo e a atividade teve como temática a História e Cultura Afro-Brasileiras. Os marcos conceituais utilizados foram as orientações da lei 10.639/2003, da Secretaria para Igualdade Racial (SEPIR), além de toda a pesquisa realizada nas relações de ensino-aprendizagem desenvolvidas ao longo do 1º trimestre letivo.

O evento coordenado e organizado pela professora Adeilma teve como objetivo principal a aprendizagem dos discentes a partir da perspectiva da pedagogia de projetos. E, também, buscou o aprendizado de temáticas pouco exploradas, como a história da nossa ancestralidade a partir do continente africano.

O intuito foi integrar as turmas dos 1ºs anos de Guia de Turismo e Automação Industrial, numa disputa de caráter saudável. Foram realizadas as provas de degustação de comidas típicas, danças, curiosidades e outras. A gincana ainda teve uma ação solidária, que foi a arrecadação de alimentos para doação a instituições assistenciais da cidade de São Francisco do Sul. As duas turmas conseguiram quase meia tonelada de alimentos.

A equipe que obteve o melhor desempenho foi o 1º ano de Guia de Turismo e a premiação da gincana será uma visita técnica ao projeto Santa Afro Catarina, na cidade de Florianópolis, prevista para o próximo dia 12 de maio.

Texto: Maria Aparecida Bento (aluna do 2° ano de Guia de Turismo) e Adeilma Vidal Bastos