Menu principal
 

Estudantes de Institutos Federais têm alta taxa de aprovação no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

O Instituto Federal Catarinense (IFC) e o Instituto Federal e Santa Catarina (IFSC) são as escolas de ensino médio com maior índice de aprovação no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024. O Campus São Bento do Sul do IFC é o primeiro da lista, com 53,13% de aprovação.

Os próximos três melhores colocados são os campi do IFC em Blumenau, Luzerna e Rio do Sul (ver abaixo); em seguida, está o Campus Florianópolis do IFSC. Os dados são referentes a escolas de Santa Catarina com mais de 30 estudantes inscritos.

Nove das dez primeiras instituições com maiores índices de aprovação são públicas; destas, oito são federais e uma, estadual. Confira os dez primeiros colocados abaixo:

IFC São Bento – 53,13%
IFC Blumenau – 48,21%
IFC Luzerna – 47,62%
IFC Rio do Sul – 43,75%
IFSC Florianópolis – 42,97%
Colégio de Aplicação da UFSC – 40,52%
IFSC Joinville – 39,47%
Curso e Colégio Criativo (Florianópolis) – 38,78%
EEB Almirante Barroso (Canoinhas) – 37,5%
IFSC Criciúma – 37,21%

A Educação Profissional, Científica e Tecnológica como diferencial

“É uma satisfação muito grande saber que nossos alunos do IFC tiveram esse resultado positivo no vestibular unificado”, comemora o diretor interino do Campus São Bento do Sul, Alessandro Iavorski. “Este é um dos processos seletivos mais visados pelos nossos estudantes, e é muito bom saber que a Instituição, nos últimos três anos de formação destes estudantes, pôde contribuir para esse resultado”.

“Estes dados demonstram o comprometimento da nossa instituição com o ensino público, gratuito e de qualidade, além de nos motivar para continuar desenvolvendo e aprimorando cada vez mais o trabalho realizado pelo corpo docente e pelos(as) TAEs do Campus Blumenau”, ressalta o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) da unidade, professor Jorge da Cunha Dutra. “Cabe salientar que, embora o foco da formação dos nossos estudantes não seja a preparação para o vestibular, para o Enem ou para outros exames de seleção em geral, o comprometimento dos servidores com o ensino acaba refletindo nesses processo”.

“As ações integradas, tanto da área técnica quanto da área básica, e das outras formações para além da área do ensino — como, por exemplo, da área humana, em que abordamos temas da sociedade e questões de formação cidadã — enriquecem a bagagem de conhecimento dos nossos estudantes. Há também a possibilidade de participar de ações de pesquisa e extensão já no ensino médio, que é um diferencial gigantesco, e que amplia a visão de mundo e de cidadania dos estudantes”, completa Iavorsky. “Esse ganho aparece quando um aluno nosso presta um vestibular, participa de uma olimpíada educacional ou no momento em que sai para o mundo do trabalho, encontra os seus desafios e dificuldades e consegue lidar muito bem com elas”.

Sobre o Vestibular Unificado

O Vestibular Unificado oferece, por meio de um só processo seletivo, a oportunidade de ingresso na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e no Instituto Federal Catarinense (IFC). São cerca de 6.700 vagas, ofertadas em 35 municípios catarinenses e distribuídas em 200 cursos de graduação, sendo 100 da UFSC, 55 do IFSC e 45 do IFC.

Este ano, a seleção teve 24.473 inscritos, sendo 4.426 classificados — números que não consideram estudantes que se inscreveram como experiência. As provas do Vestibular Unificado foram aplicadas em 26 cidades catarinenses nos dias 9 e 10 de dezembro. O resultado oficial foi divulgado na última quinta-feira (11).

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller e Cecom/Blumenau/Gisele Silveira, com informações da Dircom/IFSC
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana