Disciplina de Meio Ambiente e Sustentabilidade promove palestra para Engenharia Elétrica

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Na última segunda-feira (08/05) os alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFC – Campus São Francisco do Sul participaram de uma palestra ministrada pela coordenadora local do PMP-BS/Univille (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), a bióloga Jenyffer Vierheller Vieira. Com a temática “Condicionante Ambiental em Âmbito Federal: PMP-BS/Univille como estudo de caso” a atividade integrou a ementa da disciplina de Meio Ambiente e Sustentabilidade, ofertada pelo professor Sandro Augusto Rhoden.

Durante a palestra foram abordados temas ligados à legislação e regulamentação do licenciamento ambiental; avaliação de impacto ambiental; e os órgãos licenciadores nas esferas federal, estadual e municipal. Os estudantes tiveram acesso a uma cópia física do RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) da 2º etapa da atividade de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, para que pudessem se familiarizar com este tipo de documento exigido em alguns processos de licenciamento ambiental.

Jenyffer também apresentou um vídeo institucional sobre a atuação do PMP-BS no litoral norte catarinense, como estudo de caso de uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Há quase oito anos, a Univille é responsável por executar o projeto no litoral norte catarinense, de Itapoá até Araquari. Para execução do PMP-BS, a Univille dispõe de uma Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, localizada em São Francisco do Sul.

A palestra foi finalizada com orientações sobre o que fazer ao encontrar um tetrápode marinho vivo debilitado ou morto na praia, particularmente as espécies migratórias que chegarão ao nosso litoral nos próximos meses. Reforçou o alerta da Cidasc sobre o surto da Influenza aviária (popularmente chamada de “gripe aviária”), uma doença viral de alto contágio que atinge principalmente aves e mamíferos e que já foi registrado em diversos países da América do Sul.