Menu principal
 

Dia Internacional da Mulher

terça-feira, 8 de março de 2022

O Dia Internacional da Mulher é uma data em que se celebra a revolução e a resistência. Em que se relembra a luta antiga e constante das mulheres por direitos equânimes, pelo reconhecimento do seu valor perante a sociedade e a História e pela reconstrução de um contexto que, em pleno 2022, continua amplamente patriarcal.
A própria escolha do dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher remete à trajetória de luta e revolução, de conquista e perda, traçada pelas mulheres ao longo da história. A data foi estabelecida em 1975, pela Organização das Nações Unidas; no entanto, a construção de seu significado vem de muito antes. Passa pela organização feminista em 1910, durante a II Conferência Internacional das Mulheres, em Copenhague, que tinha como primeiro objetivo a obtenção do direito ao voto; pela morte trágica de 125 jovens trabalhadoras no incêndio de uma fábrica em Nova York, em 1857, que alavancou a estruturação sindical em defesa de condições de trabalho decentes; pela movimentação das mulheres russas, tecelãs e familiares de combatentes do exército, que foram às ruas convocar os trabalhadores pelo fim da participação do país na I Guerra Mundial e contra a monarquia.
Acima de tudo, o 8 de Março é uma data de reflexão. Não só sobre as conquistas femininas, mas também a respeito do longo caminho que ainda precisa ser percorrido em direção a uma sociedade verdadeiramente justa e igualitária. E sobre como cada um de nós pode contribuir durante esta jornada.
Conheça algumas das ações realizadas pelo IFC em referência ao Dia Internacional da Mulher. Acesse o link: bit.ly/diadamulherifc