Atividades de Maio do Campus São Francisco do Sul

segunda-feira, 12 de junho de 2017

• PROEJA e a integração das disciplinas

Na quinta-feira dia 27 de abril, os alunos da primeira turma do PROEJA em Auxiliar Administrativo apresentaram trabalho desenvolvido conjuntamente nas disciplinas de Práticas Administrativas, Informática Básica e Leitura e Produção Textual, ministradas, respectivamente, pelos professores Andreia Scharmach, Maico Trombelli e Marina Martins. Na atividade, os alunos usaram seus conhecimentos de informática sobre apresentações em data show e a sua habilidade de expressão oral e de se comunicar em público para apresentar características de uma empresa da cidade a qual haviam pesquisado.

Atividades como essa são resultados dos princípios norteadores do curso, o qual apresenta em sua matriz pedagógica e organização curricular a ênfase na interdisciplinariedade e na intersecção dos conhecimentos.

•  Acessibilidade em Libras.

No dia 02 de maio a turma de Formação Continuada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atuar como instrutores, por meio da disciplina Ensino de Libras, ministrada pela professora Karina Elis Christmann, que também é coordenadora do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas), confeccionaram placas de identificação em Libras para despertar o interesse dos alunos e promover acessibilidade para surdos. Todas as salas foram identificadas com seus respectivos sinais e com datilologia.

• Palestra sobre prevenção da violência

Na noite de 8 de maio, aconteceu a Palestra “Prevenção à violência” com Alexandre Mazza, psicólogo da polícia civil no município. A atividade foi organizada na disciplina de Direitos humanos e cidadania, sob responsabilidade das professoras Adeilma Bastos e Neiva de Assis . Participaram os cursos de Proeja, subsequente em Automação Industrial e Administração além do superior de Tecnologia em Logística do Campus. Por meio de pequenos vídeos e debate o convidado abordou a importância dos vínculos familiares e da valorização dos afetos nas relações humanas como estratégia de enfrentamento da violência doméstica e em diversos contextos. Deste modo, estudantes tiveram espaço para refletir sobre problemáticas sociais, contribuindo para o exercício da cidadania.

• III FECART

Entre os dias 10 a 12 de maio, aconteceu no Campus, o já tradicional Fecart, Festival Esportivo, Cultural e Artístico, terceira edição. O festival contou com disputas esportivas – vôlei e futebol, nas modalidades masculina e feminina; concursos de dança, canto, improvisação, soletração, desenho e até algumas atividades surpresas, como a atividade do professor Cauê Roratto, que consistia em descobrir o filme a partir de vinhetas de 30 segundos de parte da trilha sonora das películas. Fecart tem promovido uma boa interação entre os alunos e a cooperação, união e solidariedade entre as turmas, além do senso de organização. O Fecart é um evento bastante importante, pois além de incentivar o esporte e a cultura, contribui para o senso de coletividade e a socialização. Algo essencial no nosso dia-a-dia.”, declarou o aluno Victor Santos, do terceiro ano do ensino médio integrado com Técnico de Administração sobre o evento.

• III FAM

Entre os dias 22 e 25 de maio, o IFC – Campus São Francisco do Sul sediou pela terceira vez a mostra do Circuito FAM de Cinema, com filmes selecionados na vigésima edição do festival Florianópolis Audiovisual do Mercosul. Nas sessões, que contaram com mais de 300 espectadores, o público assistiu e debateu diferentes filmes (entre curtas e longas metragens) com variados

temas: meio ambiente, memórias coletivas, biografia etc. Além da comunidade interna, tivemos em uma das sessões a participação do público da terceira idade, em uma iniciativa em parceria com o Lar dos Idosos e com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Sandra Regina.

• Palestra sobre segurança da Informação

Em vista dos últimos ataques cibernéticos que se tornaram notórios na mídia, esteve no campus de São Francisco do Sul na sexta feira dia 26 de maio, o senhor André Satziack – Gerente Técnico da Domo, soluções de TI, ministrando uma palestra sobre segurança da informação, ciberataques e mecanismos de proteção. Participaram da palestra os alunos da 5ª Fase do curso Tecnólogo em Redes de Computador e do Subsequente em Administração. A palestra teve duração de aproximadamente 3 horas e envolveu desde aspectos técnicos como também cuidados no trato com a tecnologia nas rotinas corporativas cotidianas.

Textos: Professores Karina Christmann, Viviani Teixeira, Neiva de Assis, Adeilma Bastos, Maico Trombelli, Icaro Bittencourt e Frederson Fogaça.

Fotos: Cecom/Sfs e Domo Soluções em TI.