Assistência Estudantil realiza atividades aos alunos dos cursos técnicos integrados

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

img_3547-ifc-sao-francisco-do-sul-acoes-cgaeO Instituto Federal Catarinense Campus São Francisco do Sul, com o apoio da Secretaria de Saúde do município, realizou, nos dias 16 e 17 de novembro de 2016, uma série de atividades envolvendo os alunos dos cursos técnicos integrados. O evento foi organizado pela coordenação geral e servidores da assistência estudantil (CGAE) e contou com o apoio do setor de Tecnologia da Informação do campus.

No dia 16, com objetivo de suscitar reflexões a respeito da necessidade de uma alimentação de alto valor nutritivo, das atividades físicas e sua relação com a boa saúde e qualidade de vida, realizou-se a palestra intitulada “Alimentação Saudável e Atividade Física”, ministrada por Vivian Agacy, nutricionista do campus. Ocorreu ainda, sob organização do pedagogo do campus, Silvani da Silva, uma rodada de conversa sobre as atividades cotidianas na instituição e como os alunos devem se relacionar com elas, para que haja o bom funcionamento das práticas acadêmicas, pedagógicas e interpessoais.

No dia 17, a partir das 8h30, as integrantes da equipe da Secretaria de Saúde da cidade de São Francisco do Sul, Cida Loydi, assistente social e coordenadora do CAEPS-SFS, Rosimery Leite e Kamille Negrão, ambas enfermeiras, proferiram a palestra “Vamos falar de sexo, DST’S e AIDS?”. O momento foi muito produtivo e contou a uma interação bastante ampliada da plateia.

Ainda no dia 17, às 10h, a psicóloga do campus, Viviane Pedri, fez uma palestra sobre o conceito de “Múltiplas Inteligências” e como isso pode ser contextualizado no ambiente escolar. Na sequência, aplicou um teste, em que os participantes puderam refletir, para buscar estímulos e superar dificuldades, a partir de suas múltiplas Inteligências.

No turno da tarde, a partir das 13h, o professor Marcio Marcelo Piffer, professor de Redes e membro da Tecnologia da Informação do campus São Francisco do Sul, proferiu a palestra “Acesso a rede de dados e crimes cibernéticos”, com destaque para o ciberbullying, prática muito recorrente entre os jovens contemporâneos, e que é papel de toda a sociedade, sobretudo da escola, combatê-lo. A palestra foi muito instigante e repercutiu de forma muito positiva entre os presentes.

As atividades realizadas no campus tiveram como objetivo provocar reflexões sobre temas presentes no cotidiano escolar e social e que precisam ser debatidos com a juventude no espaço escolar, sempre buscando uma educação inclusiva, cidadã e omnilateral.

img_3548-ifc-sao-francisco-do-sul-acoes-cgae img_3556-ifc-sao-francisco-do-sul-acoes-cgae img_3574-ifc-sao-francisco-do-sul-acoes-cgae