Alunos do IFC de São Francisco do Sul visitam o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville – MASJ.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

No sábado 10 de junho de 2017, os(as) estudantes dos cursos técnicos de Guia de Turismo, Automação Industrial, Proeja e do curso superior em Logística, visitaram o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville – MASJ, acompanhados pelas professoras Adeilma Bastos e Adriana da Igreja.

O MASJ, criado em 1969, é um espaço de memória e de produção de conhecimento sobre as populações que construíram os sambaquis. Atua com pesquisa, salvaguarda e comunicação de sítios arqueológicos com o objetivo de preservar e valorizar os sambaquis como um patrimônio histórico e cultural, por meio da interação de projetos educativos e a as comunidades localizadas nos entornos dos sambaquis.

A visita foi conduzida pela monitora do MASJ, Priscila Gonçalves, que explicou a importância dos sambaquis para os estudos relacionados com o modo de vida das primeiras populações que se distribuíram pela América do Sul, incluindo diversas regiões do Brasil.

Os(as) estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um museu referência na preservação do patrimônio arqueológico brasileiro e observar a importância de um museu no fortalecimento da identidade cultural local e como o espaço pode representar um significativo atrativo turístico de Joinville.
O objetivo principal da aula/visita foi de a partir das reflexões desenvolvidas na disciplina de história e Gestão Cultural compreender como viviam as sociedades do passado e como esses vestígios servem de testemunho para a preservação da memória e dos documentos/monumentos das nossas ancestralidades. A aula também teve o objetivo de mostrar aos alunos de Logística e da disciplina de Gestão Cultural do Proeja como se gerencia, monitora, salvaguarda, otimiza, organiza e assessora um equipamento cultural do tipo Museu. A ideia é aprofundar o conhecimento dos alunos do ensino superior e fazê-los perceber que as perspectivas de atuação de sua área são bastante amplas e com fronteiras bastante alargada e variáveis.

Texto: Adriana da Igreja e Adeilma Bastos
Fotos: Luana Vidal Bastos