Confira o segundo Momento Logística com o trabalho:
Título: PADRONIZAÇÃO E REDESENHO DE PROCESSOS NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS NO PROCON EM SÃO FRANCISCO DO SUL: UM ESTUDO DE CASO
Aluna: LAURA HELENA ADÉLIA DIAS (formada em 2021)
Orientadora: Prof. Dra. SUSANA TAULÉ PIÑOL
Como surgiu o tema?
Trabalhava neste setor e conhecia as funções, os tipos de serviços e os processos até a finalização. Analisando alguns pontos foi constatado que era necessário estudar formas para melhorar o serviço de atendimento ao cidadão. Durante o curso, aprendemos sobre ferramentas de qualidade e gestão de processos que poderiam ser utilizadas para melhorar os processos e os serviços prestados por uma empresa, órgão e etc. Neste seguimento, surgiu a ideia da padronização e redesenho de processos para melhorias e aumento na qualidade do serviço.
Qual foi o objetivo principal?
Este estudo consiste em uma fonte de informações para servidores públicos interessados em aplicar ferramentas de gestão da qualidade com vistas à melhoria dos processos em seus ambientes de trabalho.
Quais os principais resultados?
O estudo apresenta como a prática de mapeamento de fluxograma, a análise de atividades e a priorização dos problemas podem ser favoráveis no serviço de atendimento ao público do Procon e indica possibilidades de melhorias.
Quais foram os benefícios efetivos ou potenciais para a empresa/comunidade/organização/para a área da logística?
A utilização de ferramentas da qualidade, aplicada nessa situação, serviu não apenas para propor alternativas de solução aos problemas do processo de atendimento aos usuários no Procon, mas também para investigar o que ocorre durante a sua realização.
Periodicamente, será publicado aqui no site o “Momento Logística”, que consiste em divulgar os trabalhos acadêmicos de alunos e servidores da área de Logística.
O curso Superior de Tecnologia em Logística do Campus São Francisco do Sul, por meio de seus acadêmicos, vem contribuindo com a Ciência na publicação de artigos e, por consequência, o desenvolvimento da área, demonstrando a qualidade do curso.