Menu principal
 

1º Encontro de Surdos da cidade de São Francisco do Sul no IFC

segunda-feira, 6 de junho de 2016

1º Encontro de Surdos da cidade de São Francisco do Sul no IFC - Campus São Francisco do Sul Plateia aplaudindo ao eventoCom a presença de, aproximadamente, 60 pessoas, aconteceu, no último dia 03 de junho, no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus São Francisco do Sul, o 1º Encontro de Surdos da cidade de São Francisco do Sul no IFC.

O evento, coordenado pela professora Karina Christmann, é um projeto de extensão que tem como objetivo orientar a comunidade surda para a criação de uma Associação de Surdos no município de São Francisco do Sul.

A abertura foi realizada pela coordenadora, que palestrou sobre a Educação de Surdos. Em seguida, houve a realização de um espetáculo teatral pelo grupo Libração, de Joinville, formado por atores surdos e ouvintes. A apresentação foi feita a partir da técnica de playback.

O evento foi encerrado por um debate a respeito da criação de uma Associação de Surdos, momento em que se definiu o dia 09 de junho para uma nova reunião, em que serão organizadas as comissões que contribuirão na criação da associação, além de ficarem responsáveis por diferentes atividades que serão elaboradas e apresentadas a partir do segundo semestre de 2016.

Segundo a professora Karina, dentre os principais desafios, destaca-se a necessidade de fortalecer a identidade da cultura surda e de proporcionar formação tanto aos surdos quanto aos ouvintes.

Durante todo o evento, a intérprete Sany Sardá Justi, servidora do IFC Campus Camboriú, mediou a comunicação entre surdos e ouvintes.

1º Encontro de Surdos da cidade de São Francisco do Sul no IFC - Campus São Francisco do Sul- Integrantes do teatro Libração 1º Encontro de Surdos da cidade de São Francisco do Sul no IFC - Campus São Francisco do Sul Participação da plateia e de interprete na realização do teatro 1º Encontro de Surdos da cidade de São Francisco do Sul no IFC - Campus São Francisco do Sul Professora Karina Christmann