Menu principal
 

Campus São Francisco do Sul – 10 anos de autonomia

domingo, 23 de abril de 2023

O Campus São Francisco do Sul teve seu funcionamento autorizado através da Resolução Ad Referendum no 006/2011, do Conselho Superior, em 28/02/2011. Iniciou como Campus Avançado, vinculado administrativamente ao Campus Araquari, e ganhou autonomia em 23 de abril de 2013, com a Portaria 330/MEC, completando em 23/04/2023 10 anos de autonomia.

O Instituto Federal Catarinense – IFC Campus São Francisco do Sul é uma instituição de ensino público (ligada ao governo federal), especializada na oferta de educação profissional e tecnológica, que orienta a oferta de cursos visando ao fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais de São Francisco do Sul.

A autonomia do Campus garante a independência de sua estrutura de ensino, pesquisa e extensão, além da administrativa, orçamentária e financeira.

Sobre a história do nosso Campus:

As atividades de ensino foram iniciadas em março de 2010, com o Curso Técnico em Informática para Internet, na modalidade subsequente, realizado em uma sala de aula cedida pela Escola Municipal Franklin de Oliveira, no bairro Reta.

Em 2011, o funcionamento foi transferido para uma sede provisória no 2º andar do São Francisco Shopping, localizado no centro da cidade, que posteriormente foi ampliada também para o 4º andar do mesmo edifício.

No início de 2012, a Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul efetivou a doação de um terreno de 40.128 mil metros quadrados, no km 6 da Rodovia Duque de Caxias, no bairro de Iperoba, para a construção de um campus próprio do instituto. As obras foram iniciadas ainda em 2012, e o término da construção aconteceu em 2014, sendo investidos na época R$ 8.050.706,68, para 5.577,39 metros quadrados de área construída do Campus.

Em 2015 as atividades do IFC – Campus São Francisco do Sul foram então completamente transferidas para a nova sede – Rodovia Duque de Caxias, nº 6750, bairro Iperoba em São Francisco do Sul/ SC.

Atualmente, o campus oferece cursos técnicos em Administração, em Guia de Turismo e em Automação Industrial, na modalidade integrado ao ensino médio; cursos técnicos em  Administração, na modalidade subsequente ao ensino médio e nos cursos superiores de Tecnologia em Logística e Engenharia Elétrica; Completando as atividades de ensino, há também o PROEJA, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com formação em Auxiliar Administrativo; E o recém aprovado curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão e Negócios que está com processo seletivo em aberto.